domingo, 5 de novembro de 2017

Ligue seus motores: o padrão PCI Express 4.0 oficialmente lançado



A partir de agora, o padrão PCI Express 4.0 foi finalizado e lançado oficialmente. O novo protocolo promete duas vezes a largura de banda por linha do PCI Express 3.0, permitindo que uma GPU ou outro acelerador transfira até 64 GB / s em um link duplex x16. Também vem acontecendo há muito tempo.
Inicialmente, o PCIe evoluiu de forma relativamente rápida. Ele estreou em 2003 com até 8GB / s de largura de banda em modo full duplex (ou seja, 4GB / s de largura de banda em qualquer direção, 8GB / s simultaneamente). O PCI Express 2.0 atingiu isso em 8 GB / s, um e 16 GB / s bidirecional em 2005 e o PCI Express 3.0 atingiu 32 GB / s de banda bidirecional (16 GB / s em cada direção) em 2010. 
O PCI Express 4.0, no entanto, teve um período de desenvolvimento muito mais longo devido à dificuldade de continuar a proporcionar uma duplicação da largura de banda em uma interface elétrica e fator de forma mecânica compatível com versões anteriores. Al Yanes, presidente e presidente da PCI-SIG, lançou uma publicação no blog (PDF) detalhando os avanços do novo padrão. Novas capacidades incluem:
Etiquetas e créditos estendidos para dispositivos de serviço
Latência do sistema reduzido
Lane margining
Recursos RAS superiores
Escalabilidade para pistas adicionadas e largura de banda
Melhorada virtualização de E / S e integração de plataforma



No passado, muitas vezes falamos sobre o PCIe estritamente em termos de GPUs de desktop de tamanho completo, mas isso understate o benefício dessas tecnologias. Em primeiro lugar, os sistemas de GPU únicos raramente se beneficiam muito de velocidades PCI Express mais altas, pelo menos não inicialmente. 

Os sistemas Multi-GPU, em contraste, podem se beneficiar mais com esses links de alta velocidade porque, nesses casos, o PCIe é explicitamente usado para comunicação cruzada por GPU. Reunimos uma apresentação de slides dos benefícios e avanços no PCI Express nos últimos anos, mostrado abaixo. Cada slide pode ser clicado para abri-lo em uma janela separada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Z-SSD da Samsung usa novo design NAND, ameaça o Optane da Intel

No início deste ano, a Samsung começou a falar sobre uma nova tecnologia de armazenamento NAND que planejava levar ao mercado. A emp...